sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Um lugar chamado Humildade



A vida é uma longa lição de humildade. A humildade não está na pobreza, na penúria, na necessidade, na indigência, na nudez... Ser humilde não pressupõe subserviência. Ao contrário, o homem que tem o direito de exigir, de lutar, de reclamar, quando apesar de tudo abençoa, este é o verdadeiro humilde. Talvez seja o sentimento mais difícil de ser exercitado. Em grande parte, somos tão exigentes conosco e com o próximo, em especial com nosso semelhante, que nos esquecemos de que somos feitos da mesma matéria falível.
O amor encontra seu espaço na humildade. Quem ama, no sentido mais amplo da palavra, é um indivíduo que se reveste de humildade, pois entende que ser humilde tem significado distante de ser humilhado; cuida do amor com benevolência, sem tomar para si todas as razões e justificativas; encontra no outro as delicadezas que tantas vezes não encontra em si mesmo.
Quando nos descobrem as fraquezas e medos, encontramos o caminho para o exercício da humildade: entender que não somos perfeitos e aceitarmos tais fraquezas, sem acomodação do espírito, pode nos levar a salvação de nós mesmos. Assim, nos afastamos da soberba e do comodismo.
Em tempos de tanta pressa e modernidade; de sociedades tão exigentes; de competitividade e exploração; de banalização do amor, do sexo e da cultura, cabe-nos a interiorização para investigar dentro de nós mesmos o quanto estamos nos valendo da humildade como arma virtuosa para reconhecer nossos defeitos e projetar nossa vida e anseios, da forma mais abençoada que possamos merecer.

5 comentários:

Unknown disse...

Como um bom vinho, sua literatura fica mais gostosa à medida que amadurece. Excelente... Um abraço carinhoso!

Igor José disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Igor José disse...

Escolhi ser poeta para que,
como um escravo agrilhoado,
fizesse tudo o que o lirismo me
exigisse
e acabei caindo nos braços das letras como uma folha de papel em branco,
onde novos versos
são escritos por você Lenise.

Sou seu fã.

Mayara disse...

Uma aluna que se surpreende a cada palavra dita por você. Pode ter certeza que você é nosso exemplo de vida.

Parabéns!

Beijos

Mayara

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.